A INTERNET É UMA REDE SOCIAL IMPORTANTE. VAMOS REPRIMIR CRIMES CIBERNÉTICOS. O preenchimento do formulário junto ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO BRASIL, através do DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL é o meio mais rápido para fazer a sua denúncia. Se o crime que você tem conhecimento não foi cometido por uma página da internet, utilize o serviço Disque 100 ou mande um email para denuncia.ddh@dpf.gov.br, e procure a Delegacia de Polícia Federal mais próxima na sua cidade, Estado. O SISTEMA REDE VIRTUAL INESPEC ESTA ATUALIZADO NESSA DATA DE 30 DE ABRIL DE 2012, HORA DO BRASIL, 13:52. THE INTERNET IS AN IMPORTANT SOCIAL NETWORK. WE suppressing cyber crimes. Filling out the form at the MINISTRY OF JUSTICE OF BRAZIL, through the DEPARTMENT OF FEDERAL POLICE is the fastest way to make your complaint. If you have knowledge that a crime was not committed by a Web page, use the Dial Service 100ou send an email to denuncia.ddh @ dpf.gov.br, and look for the Federal Police Station nearest to your city, state. VIRTUAL NETWORK SYSTEM INESPEC THIS DATE IN THIS UPDATED APRIL 30, 2012 TIME OF BRAZIL, 13:52. شبكة الإنترنت عبارة عن شبكة اجتماعية هامة. نحن قمع جرائم الانترنت. تعبئة النموذج في وزارة العدل البرازيلية، من خلال إدارة الشرطة الاتحادية هي اسرع وسيلة لتقديم شكواك. إذا كان لديك المعرفة التي لم ارتكب جريمة من قبل صفحة ويب، استخدم خدمة الاتصال الهاتفي 100 أو ارسال بريد الكتروني الى denuncia.ddh @ dpf.gov.br، وابحث عن محطة الشرطة الاتحادية أقرب إلى مدينتك، الدولة . الشبكة الافتراضية INESPEC هذا النظام حتى الآن في هذا تحديث 30 أبريل، 2012 مرة للبرازيل، 13:52.
contador free
RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
A RÁDIO WEB INESPEC É PARTE DO PROJETO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL...CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - INSTITUTO INESPEC.A ENTIDADE ATRAVÉS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTA MINISTRANDO CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIALO. INFORMAÇÕES: no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e (85)3245-8822 e (85)88238249 HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARÁ-BRASIL
relojes web gratis
INSTITUTO INESPEC. Instituto de Ensino Pesquisa, Extensمo e Cultura. Rua Dr. Fernando Augusto, 873 – Santo Amaro. CEP 60543375. Telefones: DDI 55 OPERADORA XXXX DDD 85 3245.88.22 e 3497.0459 – 88 23 82 49 e 86440168 CENTRO DE ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESPECIALIZADO. CAEE-INESPEC - CNPJ: 08.928.223/0001-25
 
MEUS PROJETOS: DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. PROJETO DE CURSO

Saturday, October 28, 2006

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. PROJETO DE CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

Discentes:

César Augusto Venâncio da Silva.

Carlos Alberto.

Luisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

Agosto - 2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

P R O J E T O

Discentes:

César Augusto Venâncio da Silva.

Carlos Alberto.

Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

Agosto - 2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

1. Título: Curso História de Fortaleza I - Uma visão iconografia.

2. Carga Horária: 30 horas/aulas.

Observação: As aulas serão ministradas na sala de aula do estabelecimento de ensino de forma expositiva e com discussões temáticas entre os ministrantes e os alunos participantes do curso.

3. Período de Duração: de 2 de outubro à 27 de novembro de 2006.

4. Ministrantes: César Augusto Venâncio da Silva.

Laurisabel Vidal.

Carlos Alberto.

Luisiana Fonteles.

5. Local: Escola Aurélio Camara.

Horário: Das 15:00 às 17:00 horas.

Nos dias: 2; 4; 9; 11; 16; 18; 23; 24 e 30

de outubro.

Nos dias: 6; 8; 13; 20; 22 e 27 de

novembro.

6. Clientela: Alunos regularmente matriculados nas 6.a.; 7.a. e 8.a. séries do

Ensino Fundamental II.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

1. JUSTIFICATIVA.

A capital cearense, de suas origens militares a este século que se inicia, é uma fonte inesgotável de surpresas, a suscitarem revelações e interpretações de quantos por ela se interessam. Optamos por relembrar passagens históricas apresentando-as na forma de imagens.

É prático dizer e observar que muito se reclama que Fortaleza é uma cidade sem memória. Como aspirantes a historiadores, decidimos dar uma contribuição para a propalação das idéias dentro de um contexto historiográfico de Fortaleza. Além do mais, este momento é impar, pois aplicaremos o presente projeto dentro dos objetivos da disciplina Estágio Supervisionado II. Por conta do tempo, 30 horas, e do excesso de contéudos informativos decidimos resumir o programa deste projeto, e desmembra-lo em PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA II. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA; PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA III. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA e PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA IV UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, para o futuro. Assim, o presente projeto objetiva apresentar uma visão panorâmica iconográfica da Fortaleza de ontem e interligar com a idéia da Fortaleza de hoje.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

METODOLOGIA

O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido com uso da seguinte metodologia:

Aulas expositivas apresentada na sala de aula através de fotografias, formando um circulo com os alunos e solicitando que cada um exponha o que entendeu da aula. E no final será solicitado a formação de um painel sobre o tema abordado.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

3. CONTÉUDOS PROGRAMÁTICO.

O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido com base nos seguintes conteúdos:

1. - Introdução à cartografia básica de Fortaleza, no período de 1645 à 1649;

2. Apresentação de iconografias correspondentes ao período de 1645 à 1649;

3. Discussão e apresentação dos pontos culturais de Fortaleza;

4. Pré-história de Fortaleza - Século XV;

5. História de Fortaleza - Século XVI;

6. História de Fortaleza - Século XVII;

7. História de Fortaleza - Século XVIII;

8. Discutindo e analisando em resumo à história de Fortaleza - Século XIX;

9. Fortaleza de 1801 à 1900.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

4. RECURSOS DIDÁTICOS.

O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido utilizando-se dos seguintes recursos didáticos:

1. Aparelho de reprodução de DVD para projetar fotografias Jpeg;

2. Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem;

3. Filme de curta duração apresentando a cidade de Fortaleza.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

5. AVALIAÇÃO.

A avaliação de aprendizagem dos alunos participantes do PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, dar-se-á através de uma redação que será desenvolvida sobre a visão dos alunos da escola com relação ao material exposto. Seu desempenho critico diante dos fatos apresentados e suas reflexões subjetivas sobre o desenvolvimento sóciopolíticoeconômico da cidade de Fortaleza, dentro do período comentado no curso.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

5. BIBLIOGRAFIA.

O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, têm como referência a seguinte bibliografia básica:

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANOS DE AULAS

Discentes:

César Augusto Venâncio da Silva.

Carlos Alberto.

Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

Agosto - 2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA1

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: CARTOGRAFIA DE FORTALEZA

CONTÉUDO: Introdução à cartografia básica de Fortaleza, no período de 1645 à 1649.

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Introduzir o conhecimento do mapa de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição cartográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Nos cinqüenta primeiros minutos, haverá apresentação de slides panorâmicos da cidade de Fortaleza, dentro de uma visão cartográfica.

Nos cinqüenta minutos restantes se buscará analisar com os discentes do curso e os facilitadores, os pontos da cidade nos dias contemporâneos que se pode identificar com a evolução urbana tendo como referencia às posições cartográficas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

Nos cinqüenta primeiros minutos, haverá apresentação de slides panorâmicos da cidade de Fortaleza, dentro de uma visão cartográfica.

Nos cinqüenta minutos restantes se buscará analisar com os discentes do curso e os facilitadores, os pontos da cidade nos dias contemporâneos que se pode identificar com a evolução urbana tendo como referencia às posições cartográficas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA2 e 3

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: ICONOGRAFIAS HISTÓRICAS.

CONTÉUDO: Discussão e apresentação dos pontos culturais de Fortaleza, na época correspondente ao período tratado no curso.

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA4

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - PRIMEIRA PARTE.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à pré história de Fortaleza no século XV.

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA5

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - SEGUNDA PARTE.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVI

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA6

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - TERCEIRA PARTE.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVII

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA7

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - QUARTA PARTE.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVIII

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA8

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - QUINTA PARTE.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XIX

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

Prof.a. ANA GLORIA.

PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.

UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.

PLANO DE AULA - PLA9

ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.

DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.

PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.

Laurisabel Vidal de Sousa.

TEMA: FORTALEZA DE 1801 à 1900.

CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza em um SÉCULO.

RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.

NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.

PAUTA DA AULA: TEMPO:

Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.

Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.

METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home