DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. PROJETO DE CURSO
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
Discentes:
César Augusto Venâncio da Silva.
Carlos Alberto.
Luisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
Agosto - 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
P R O J E T O
Discentes:
César Augusto Venâncio da Silva.
Carlos Alberto.
Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
Agosto - 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
1. Título: Curso História de Fortaleza I - Uma visão iconografia.
2. Carga Horária: 30 horas/aulas.
Observação: As aulas serão ministradas na sala de aula do estabelecimento de ensino de forma expositiva e com discussões temáticas entre os ministrantes e os alunos participantes do curso.
3. Período de Duração: de 2 de outubro à 27 de novembro de 2006.
4. Ministrantes: César Augusto Venâncio da Silva.
Laurisabel Vidal.
Carlos Alberto.
Luisiana Fonteles.
5. Local: Escola Aurélio Camara.
Horário: Das 15:00 às 17:00 horas.
Nos dias: 2; 4; 9; 11; 16; 18; 23; 24 e 30
de outubro.
Nos dias: 6; 8; 13; 20; 22 e 27 de
novembro.
6. Clientela: Alunos regularmente matriculados nas 6.a.; 7.a. e 8.a. séries do
Ensino Fundamental II.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
1. JUSTIFICATIVA.
A capital cearense, de suas origens militares a este século que se inicia, é uma fonte inesgotável de surpresas, a suscitarem revelações e interpretações de quantos por ela se interessam. Optamos por relembrar passagens históricas apresentando-as na forma de imagens.
É prático dizer e observar que muito se reclama que Fortaleza é uma cidade sem memória. Como aspirantes a historiadores, decidimos dar uma contribuição para a propalação das idéias dentro de um contexto historiográfico de Fortaleza. Além do mais, este momento é impar, pois aplicaremos o presente projeto dentro dos objetivos da disciplina Estágio Supervisionado II. Por conta do tempo, 30 horas, e do excesso de contéudos informativos decidimos resumir o programa deste projeto, e desmembra-lo em PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA II. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA; PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA III. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA e PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA IV UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, para o futuro. Assim, o presente projeto objetiva apresentar uma visão panorâmica iconográfica da Fortaleza de ontem e interligar com a idéia da Fortaleza de hoje.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
METODOLOGIA
O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido com uso da seguinte metodologia:
Aulas expositivas apresentada na sala de aula através de fotografias, formando um circulo com os alunos e solicitando que cada um exponha o que entendeu da aula. E no final será solicitado a formação de um painel sobre o tema abordado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
3. CONTÉUDOS PROGRAMÁTICO.
O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido com base nos seguintes conteúdos:
1. - Introdução à cartografia básica de Fortaleza, no período de 1645 à 1649;
2. Apresentação de iconografias correspondentes ao período de 1645 à 1649;
3. Discussão e apresentação dos pontos culturais de Fortaleza;
4. Pré-história de Fortaleza - Século XV;
5. História de Fortaleza - Século XVI;
6. História de Fortaleza - Século XVII;
7. História de Fortaleza - Século XVIII;
8. Discutindo e analisando em resumo à história de Fortaleza - Século XIX;
9. Fortaleza de 1801 à 1900.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
4. RECURSOS DIDÁTICOS.
O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, será desenvolvido utilizando-se dos seguintes recursos didáticos:
1. Aparelho de reprodução de DVD para projetar fotografias Jpeg;
2. Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem;
3. Filme de curta duração apresentando a cidade de Fortaleza.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
5. AVALIAÇÃO.
A avaliação de aprendizagem dos alunos participantes do PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, dar-se-á através de uma redação que será desenvolvida sobre a visão dos alunos da escola com relação ao material exposto. Seu desempenho critico diante dos fatos apresentados e suas reflexões subjetivas sobre o desenvolvimento sóciopolíticoeconômico da cidade de Fortaleza, dentro do período comentado no curso.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
5. BIBLIOGRAFIA.
O PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I. UMA VISÃO ICONOGRÁFICA, têm como referência a seguinte bibliografia básica:
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANOS DE AULAS
Discentes:
César Augusto Venâncio da Silva.
Carlos Alberto.
Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
Agosto - 2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA1
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: CARTOGRAFIA DE FORTALEZA
CONTÉUDO: Introdução à cartografia básica de Fortaleza, no período de 1645 à 1649.
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Introduzir o conhecimento do mapa de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição cartográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Nos cinqüenta primeiros minutos, haverá apresentação de slides panorâmicos da cidade de Fortaleza, dentro de uma visão cartográfica.
Nos cinqüenta minutos restantes se buscará analisar com os discentes do curso e os facilitadores, os pontos da cidade nos dias contemporâneos que se pode identificar com a evolução urbana tendo como referencia às posições cartográficas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
Nos cinqüenta primeiros minutos, haverá apresentação de slides panorâmicos da cidade de Fortaleza, dentro de uma visão cartográfica.
Nos cinqüenta minutos restantes se buscará analisar com os discentes do curso e os facilitadores, os pontos da cidade nos dias contemporâneos que se pode identificar com a evolução urbana tendo como referencia às posições cartográficas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA2 e 3
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: ICONOGRAFIAS HISTÓRICAS.
CONTÉUDO: Discussão e apresentação dos pontos culturais de Fortaleza, na época correspondente ao período tratado no curso.
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA4
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - PRIMEIRA PARTE.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à pré história de Fortaleza no século XV.
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA5
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - SEGUNDA PARTE.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVI
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA6
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - TERCEIRA PARTE.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVII
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 100 minutos............... 2 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............100 minutos .............. 2 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA7
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - QUARTA PARTE.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XVIII
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA8
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: HISTÓRIA DE FORTALEZA - QUINTA PARTE.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza no século XIX
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
Prof.a. ANA GLORIA.
PROJETO DE CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA I.
UMA VISÃO ICONOGRÁFICA.
PLANO DE AULA - PLA9
ESCOLA AURÉLIO CAMARA - SÉRIE: ENSINO FUNDAMENTAL II.
DISCIPLINA - CURSO: HISTÓRIA DE FORTALEZA.
PROFESSORES: César Augusto Venâncio da Silva. Carlos Alberto. Louisiana Fonteles.
Laurisabel Vidal de Sousa.
TEMA: FORTALEZA DE 1801 à 1900.
CONTÉUDO: Aula expositiva sobre à história de Fortaleza em um SÉCULO.
RECURSOS DIDÁTICOS: Cartolinas com ilustrações iconográficas de Fortaleza, ontem.
NÚMERO DE AULAS: 2 aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar uma noção visual da cidade de Fortaleza na data a que se refere e contemporizar com os dias de hoje.
PAUTA DA AULA: TEMPO:
Exposição iconográfica ........................................... 50 minutos............... 1 aulas.
Discussões interativa sobre o tema abordado...............50 minutos .............. 1 aulas.
METODOLOGIA: Apresentando uma aula expositiva através de fotografias; formar um circulo com os alunos e solicitar de cada um que exponha o que entendeu dos contéudos das últimas aulas expositivas; confeccionar com apoio dos alunos que seja realizado um painel temático. RECURSO: Fotografias, papel madeira e cola. AVALIAÇÃO: Observação, participação, percepção e trabalho em grupo. OBSERVAÇÃO: No projeto retromencionado o discente assiste à aula/conferência, reflete e debate sobre seus contéudos; tira dúvidas e troca experiências; realiza atividades de leitura coletiva. VIVENCIAREMOS: Resgate/desenvolvimento de auto-estima dos alunos na proporção que estes vá se aplicando ao conhecimento teórico/iconográfico; buscar-se-á o estimulo à cooperação, à solidariedade, companheirismo e liderança.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home